O SANGUE NA PORTA
Capítulo chave: Êxodo 11 e 12 (a décima praga)
Há muito tempo o povo de Deus (Israel) foi libertado do Egito, mas pra eles obterem essa liberdade não foi nem um pouco fácil. Moisés que quase foi morto pelo Faraó ao nascer, foi criado pelo Egito e ao crescer como conta a história acabou matando um egípcio e teve que fugir. Moisés agora tinha uma missão que era libertar e liderar o povo de Deus que há tanto tempo estava sendo escravizado e humilhado nas mãos dos egípcios.
Dentre todas as dificuldades que Moisés enfrentou há uma que eu gostaria de lembrar com vocês. Logo no começo Moisés com a ajuda de Deus teve que pedir ao faraó pra que o povo pudesse ir embora. Faraó ao negar tantas vezes a liberdade de Israel sofreu fortes conseqüências da sua escolha e é uma dessas que vamos relembrar.
As 10 pragas citadas a partir de êxodo 7 nos mostram as conseqüências que não só o Faraó sofreu, mais que todo o Egito teve que sofrer. A praga mais marcante e mais dolorosa foi a décima que estaremos estudando hoje.
Indo ao Capitulo 12 Deus fala ao povo no verso 5 pra pegar o melhor cordeiro que eles tivessem “O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras.” E esse cordeiro sem defeito teria que ser sacrificado “E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde.”(êxodo 12:6). O sangue do cordeiro seria uma peça fundamental “E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.”(êxodo 12:7)
O sangue do Cordeiro seria um sinal “E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.”(êxodo 12:13). As famílias deveriam pegar um molho com hissopo* e molhar com o sangue que estivesse na bacia e passar na verga da porta e nas ombreiras (v.22) porque em todas as casas que não tivessem esse sinal seriam mortos todos os primogênitos (v.23).
Avançando no tempo vemos uma história parecida com a de Moisés, Deus manda o melhor cordeiro de todo o universo, um cordeiro imaculado, sem defeitos, sem culpa. Você sabe quem é esse Cordeiro? Esse Cordeiro é Jesus. Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho único, “... para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.“(João 3:16). Deu Seu filho para morrer por cada um de nós, para que o seu sangue nos salvasse e nos libertasse do pecado, nos dando vida eterna. Hoje nós somos o povo escolhido de Deus, o povo que Deus quer tirar da escravidão do pecado e levar a uma Canaã celestial.
Assim como o Faraó endureceu seu coração muitos nos dias de hoje estão endurecendo seus corações, o mundo está vivendo em plena escravidão e só o sangue de Jesus pode nos separar, ou melhor, pode nos libertar de tudo isso. Você lembra da segunda passagem mencionada? Se não lembra, vamos rever agora em êxodo 11:7. No final dos tempos Deus vai separar o joio do trigo, o ímpio do justo, mas para que você seja salvo e liberto você precisa pegar o sangue que Cristo derramou na cruz e passar na verga e nas ombreiras da porta do seu coração, você precisa se lavar com o sangue do cordeiro para que no final, quando Cristo retornar a este mundo você esteja vivo eternamente.
Um dia eu quero ouvir Jesus dizendo as mesmas palavras proferidas em apocalipse 7:14 “... Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.” Se você quer ouvir essas palavras também, entregue sua vida agora a Deus, passe o sangue de Cristo na sua porta, aceite Jesus na sua vida e viva ao lado dele eternamente. O mundo te da coisas boas, coisas maravilhosas, mais essas coisas nos vangloriam e exaltam a nós mesmos. Jesus deu a sua vida para que nós também tenhamos vida, esse mundo nos trás coisas passageiras, mais Jesus nos trás um lugar bem melhor que esse, melhor porque não vai haver tristeza, você não vai mais perder pessoas que você ama e melhor que tudo, esse lugar preparado pra cada um de nós não é passageiro e sim eterno. Que Deus possa tocar ao seu coração e te dar forças pra que todos os dias você possa se banhar no sangue de Cristo e ser liberto. Que Deus te abençoe. Amém!
Philipe tessarin